10 respostas importantes sobre o coronavírus que você precisa saber

10 respostas importantes sobre o coronavírus que você precisa saber

À medida que o coronavírus (COVID-19) se espalha no Brasil e no mundo, o mesmo ocorre com as informações falsas sobre a doença. Por isso, é fundamental estar informado corretamente para não espalhar fake news e proteger a si mesmo e os seus familiares.

1. Como o coronavírus é transmitido?

O vírus é transmitido através do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (através da tosse e espirros), tocando superfícies contaminadas com o vírus e depois tocando sua boca, nariz, olhos.

2. Posso pegar o COVID-19 do meu animal de estimação?

Não. Até o momento, não há evidências de que animais de estimação, como cães e gatos, possam espalhar o vírus.

3. Quais são as melhores maneiras de se proteger do coronavírus?

Lave as mãos com frequência usando água e sabão ou um sabonete à base de álcool. Evite contato próximo com qualquer pessoa que tenha sintomas de gripes ou resfriados e evite também tocar o seu rosto.

Todos nós devemos ajudar a limitar a propagação da doença, procurando atendimento médico mais cedo se tivermos sintomas (febre, tosse e falta de ar). Devemos ficar em casa enquanto temos sintomas, evitando ir a locais públicos para evitar que outros se contaminem.

4. Quem pode ser infectado pelo coronavírus?

Todo mundo. Pessoas de todas as idades podem ser infectadas pelo vírus e devem tomar precauções para se proteger, lavando as mãos frequentemente com água e sabão. Os idosos e qualquer pessoa com condições médicas pré-existentes (como asma, diabetes, doenças cardíacas, entre outras) são mais vulneráveis ​.

5. Qual a porcentagem de álcool é necessária para matar o coronavírus?

O álcool a 70% é o mais eficaz.

6. Existe uma vacina ou um medicamento específico para prevenir ou tratar a doença por COVID-19?

Ainda não existem vacinas ou medicamentos específicos que possam prevenir ou curar o vírus. Os cientistas do mundo inteiro estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina e de medicamentos.

7. Por quanto tempo você deve lavar as mãos para inativar o vírus?

Pelo menos 20 segundos – aproximadamente o tempo que você leva para cantar duas vezes a música “parabéns”. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente antes de comer; e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; e ido ao banheiro.

8. O vírus COVID-19 é o mesma da gripe?

Não. A doença do coronavírus (COVID-19) e a gripe (influenza) são diferentes doenças infecciosas, causadas por diferentes vírus. Embora as duas doenças respiratórias se espalhem de maneira semelhante (gotículas respiratórias) e possam ter sintomas semelhantes (febre, tosse, falta de ar), outras características são diferentes. Por exemplo, ao contrário do COVID-19, existe uma vacina contra a gripe – e atualmente é a estação de gripe no Hemisfério Norte. Portanto, é importante prevenir a gripe (e prevenir os sintomas que podem ser confundidos com o COVID-19) ao receber a vacina contra a gripe, além de manter-se atualizado com outras vacinas.

9. O coronavírus pode ser transmitido em temperaturas quentes e frias?

Sim. O vírus está sendo transmitido em locais com temperaturas quentes e frias. Ainda não se sabe se as mudanças sazonais no clima e na temperatura afetarão a propagação do COVID-19. Alguns outros vírus, como os que causam os resfriados e as gripes comuns, se espalham mais durante os meses de clima frio, mas ainda é possível adoecer com esses vírus nos meses mais quentes.

10. Cartas, produtos e embalagens podem estar contaminados pelo coronavírus?

Sim. Se você mora em uma área onde há transmissão local do coronavírus, é importante tomar as devidas precauções ao manusear qualquer objeto ou superfície que tenha sido tocada por outras pessoas, pois isso pode estar contaminado pelo vírus. Limpe a superfície da embalagem com um desinfetante ou álcool antes de manusear ou abrir a embalagem e descarte-a em uma lixeira com tampa. Lave as mãos com água e sabão, ou esfregue imediatamente as mãos com álcool.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s